Quando o Rótulo não Condiz com o Produto
NAM♥RADOS
PARA SEMPRE – uma verdadeira história de amor
Aclamado
pelo público e pela crítica mundial, este é um retrato íntimo de
um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance
outrora cheio de paixão, Cindy
e Dean
são casados e têm uma filha de cinco anos. Na
esperança de salvar o seu casamento eles reservam um quarto no
motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e
fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança. Movendo-se
de forma fluida entre o passado cheio de juventude e o presente da
vida adulta, o filme se desdobra como um dueto cinematográfico cujo
refrão pergunta sem parar: “para onde foi o nosso amor?” A
resposta para esta pergunta está dispersa no tempo e nos
personagens... Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro 2011.
As partes em itálico são
falsas.
O filme teve, de fato, um monte
de indicações em dezenas de festivais de cinema, mas só foi
premiados em dois, de menor importância.
Antes de tudo, um resumo do
filme:
Uma adolescente doce-amarga |
Logo no início dá pra notar que
a relação do casal ruma para o seu colapso neste drama independente
de Cianfrance Derek
(É independente só porque estreou no Sundance
Film Festival). Dean
(Ryan Gosling)
conhece Cindy (Michelle
Williams) quando eles devem ter uns 18
anos. No momento que se conheceram ele estava trabalhando para uma empresa de mudança
e ela era uma estudante universitária visitando a avó que residia
em um lar para idosos. Cindy namorava Bobby
(Mike Vogel), seu namorado de escola, mas
depois ela conhece Dean, uma atração
mútua cresce entre eles. Dean
e Cindy se casam e têm uma filha,
Frankie (Faith
Wladyka). Cindy não
tem certeza da paternidade da menina, mas acha que o pai mais
provável é Bobby. Mesmo ciente de que não deve ser
o pai biológico, Dean ama a sua filha,
porém se sente distante de sua esposa. Está claro que eles não são mais felizes como antes. Para tentar reacender a
paixão, Dean aproveita um desconto pra
dormir num motel com a esposa – que demonstra estar
nem um pouco a fim. Cindy e Bobby
esbarram-se por acaso numa loja de bebidas e surge um clima tenso
entre eles. Bobby age como se ainda a
desejasse e desprezasse ao mesmo tempo perguntando se ela é uma
esposa fiel. Dean e Cindy
vão para um motel barato, onde percebe-se claramente não haver mais
sintonia entre os dois. Cindy tinha avisado
que estava de prontidão e recebe um chamado do trabalho logo cedo,
então ela vai embora para o trabalho antes do marido acordar. Ele
fica indignado, embriaga-se e vai discutir com ela no trabalho.
Depois de muitos gritos, desabafos e um soco na cara do chefe da
esposa – que a demite – eles vão para casa do pai dela, pois a
filha dormiu lá, onde terão uma conversa triste. Não fica claro
que o fim do relacionamento é definitivo, pois ele vai embora quando
ela se queixa de falta de espaço.
Este envelheceu 15 anos em 5! |
O filme começa com o presente
(casamento em ruínas) mas fica fazendo flashbacks
de quando eles se conheceram e começaram a namorar. No início não
dá pra decifrar onde está o passado e o presente. Mas depois de ver
quatro vezes entendi que Cindy de cabelo
preso é a enfermeira dedicada, mãe cansada e esposa entediada do
presente. Cindy de cabelo solto é a
adolescente estudiosa e doce-amarga do início da estória.
Já o Dean
tem mais cabelo no passado, e parece ter envelhecido uns 15 anos em
apenas cinco para chegar ao presente. Fizeram uma maquiagem horrorosa em Gosling
deixando ele com uma testa protuberante e uma barba feiosa para
diferenciar do Dean mais jovem e solteiro.
E onde está a propaganda
enganosa do rótulo?
Momento mais belo e romântico do filme |
Começa com a tradução do
título: Blue Valentine tá longe de significar amor eterno.
Muito pelo contrário, é um namoro triste. E o filme é exatamente
sobre isso: um amor que acabou e a relação ficou cansativa e
desinteressante, especialmente para a mulher, pois ela não o vê
mais como um homem atraente e admirável. Transparece nos diálogos
que ela o acha um cara medíocre, perdedor e, lá dentro do motel,
ela sente absolutamente nenhum tesão pelo marido.
Realmente, o Dean
parece não ter amadurecido como homem. Nota-se pela forma como ele
lida com a filha no café da manhã e sua vidinha não passa de uma
mistura de preguiça com falta de perspectiva. Apesar de inteligente
e talentoso, nem terminou o nível médio e sua renda é viver como
pintor de paredes. Tá sempre sujo de tinta, nem aí pra aparência e higiene.
Um outro engano do rótulo é
sugerir que eles reservam um quarto de motel pra relembrar o passado.
O Dean praticamente obriga a
Cindy a passar um fim de semana com ele num motel fora da cidade.
Sabe aquele encontro brochante? |
Lá no motel ela tá nem um pouco
a fim. Depois de tomar um banho e beber um pouco, os dois até
conversam, mas a conversa não prospera para algo significativo.
Então brincam um pouco. Ele tenta fazer amor com ela, mas ela
demonstra que só transaria com ele à força, como se estivesse
sendo estuprada. Enfim, foi uma brochada geral. Não havia química,
física nem biologia que salvasse a intimidade do casal.
Imagino que alguns casais
desavisados optaram pra ver o filme pensando ser um filme romântico
perfeito pra comemorar datas especiais. Pior ainda, se um cara quer impressionar a mulher com um filme "romântico" desses... ela vai dispensá-lo na hora!
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