domingo, 27 de maio de 2012



Quando o Rótulo não Condiz com o Produto


NAMRADOS PARA SEMPRE – uma verdadeira história de amor

Aclamado pelo público e pela crítica mundial, este é um retrato íntimo de um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance outrora cheio de paixão, Cindy e Dean são casados e têm uma filha de cinco anos. Na esperança de salvar o seu casamento eles reservam um quarto no motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança. Movendo-se de forma fluida entre o passado cheio de juventude e o presente da vida adulta, o filme se desdobra como um dueto cinematográfico cujo refrão pergunta sem parar: “para onde foi o nosso amor?” A resposta para esta pergunta está dispersa no tempo e nos personagens... Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro 2011.

As partes em itálico são falsas.

Michelle Williams concorreu ao prêmio de melhor atriz no Oscar e no Globo de Ouro, nos dois eventos perdeu o prêmio para Natalie Portman. Já o Ryan Gosling concorreu ao Globo de Ouro por melhor ator, perdendo para Colin Firth (que também ganhou Oscar).

O filme teve, de fato, um monte de indicações em dezenas de festivais de cinema, mas só foi premiados em dois, de menor importância.

Antes de tudo, um resumo do filme:

Uma adolescente doce-amarga
Logo no início dá pra notar que a relação do casal ruma para o seu colapso neste drama independente de Cianfrance Derek (É independente só porque estreou no Sundance Film Festival). Dean (Ryan Gosling) conhece Cindy (Michelle Williams) quando eles devem ter uns 18 anos. No momento que se conheceram ele estava trabalhando para uma empresa de mudança e ela era uma estudante universitária visitando a avó que residia em um lar para idosos. Cindy namorava Bobby (Mike Vogel), seu namorado de escola, mas depois ela conhece Dean, uma atração mútua cresce entre eles. Dean e Cindy se casam e têm uma filha, Frankie (Faith Wladyka). Cindy não tem certeza da paternidade da menina, mas acha que o pai mais provável é Bobby. Mesmo ciente de que não deve ser o pai biológico, Dean ama a sua filha, porém se sente distante de sua esposa. Está claro que eles não são mais felizes como antes. Para tentar reacender a paixão, Dean aproveita um desconto pra dormir num motel com a esposa – que demonstra estar nem um pouco a fim. Cindy e Bobby esbarram-se por acaso numa loja de bebidas e surge um clima tenso entre eles. Bobby age como se ainda a desejasse e desprezasse ao mesmo tempo perguntando se ela é uma esposa fiel. Dean e Cindy vão para um motel barato, onde percebe-se claramente não haver mais sintonia entre os dois. Cindy tinha avisado que estava de prontidão e recebe um chamado do trabalho logo cedo, então ela vai embora para o trabalho antes do marido acordar. Ele fica indignado, embriaga-se e vai discutir com ela no trabalho. Depois de muitos gritos, desabafos e um soco na cara do chefe da esposa – que a demite – eles vão para casa do pai dela, pois a filha dormiu lá, onde terão uma conversa triste. Não fica claro que o fim do relacionamento é definitivo, pois ele vai embora quando ela se queixa de falta de espaço.
Este envelheceu 15 anos em 5!

O filme começa com o presente (casamento em ruínas) mas fica fazendo flashbacks de quando eles se conheceram e começaram a namorar. No início não dá pra decifrar onde está o passado e o presente. Mas depois de ver quatro vezes entendi que Cindy de cabelo preso é a enfermeira dedicada, mãe cansada e esposa entediada do presente. Cindy de cabelo solto é a adolescente estudiosa e doce-amarga do início da estória.

Já o Dean tem mais cabelo no passado, e parece ter envelhecido uns 15 anos em apenas cinco para chegar ao presente. Fizeram uma maquiagem horrorosa em Gosling deixando ele com uma testa protuberante e uma barba feiosa para diferenciar do Dean mais jovem e solteiro.

E onde está a propaganda enganosa do rótulo?

Momento mais belo e romântico do filme
Começa com a tradução do título: Blue Valentine tá longe de significar amor eterno. Muito pelo contrário, é um namoro triste. E o filme é exatamente sobre isso: um amor que acabou e a relação ficou cansativa e desinteressante, especialmente para a mulher, pois ela não o vê mais como um homem atraente e admirável. Transparece nos diálogos que ela o acha um cara medíocre, perdedor e, lá dentro do motel, ela sente absolutamente nenhum tesão pelo marido.

Realmente, o Dean parece não ter amadurecido como homem. Nota-se pela forma como ele lida com a filha no café da manhã e sua vidinha não passa de uma mistura de preguiça com falta de perspectiva. Apesar de inteligente e talentoso, nem terminou o nível médio e sua renda é viver como pintor de paredes. Tá sempre sujo de tinta, nem aí pra aparência e higiene.

Um outro engano do rótulo é sugerir que eles reservam um quarto de motel pra relembrar o passado.

O Dean praticamente obriga a Cindy a passar um fim de semana com ele num motel fora da cidade.

Sabe aquele encontro brochante?
Lá no motel ela tá nem um pouco a fim. Depois de tomar um banho e beber um pouco, os dois até conversam, mas a conversa não prospera para algo significativo. Então brincam um pouco. Ele tenta fazer amor com ela, mas ela demonstra que só transaria com ele à força, como se estivesse sendo estuprada. Enfim, foi uma brochada geral. Não havia química, física nem biologia que salvasse a intimidade do casal.

Imagino que alguns casais desavisados optaram pra ver o filme pensando ser um filme romântico perfeito pra comemorar datas especiais. Pior ainda, se um cara quer impressionar a mulher com um filme "romântico" desses... ela vai dispensá-lo na hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário