domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sexo@Cidade, para gostar de ler

Sexo@Cidade, para gostar de ler

No final do ano passado ganhei da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife um exemplar de Sexo@Cidade, de Flávia de Gusmão. Foi o melhor agrado que recebi dessa instituição (a prefeitura) para a qual trabalho desde 2007. Teve um ano que essa mesma secretaria me deu um panetone vagabundo (coisa ruim não esquecemos jamais!). Não consigo pensar mal de quem não me presenteia... mas se me der presente ruim, não espere vibrações positivas!

Flávia de Gusmão deve ter um monte de fãs, especialmente em Recife. Sou leitor de suas colunas gastronômicas e das crônicas Sexo@Cidade, que começou em dezembro de 2000. Passados 12 anos, evoluímos juntos como pessoas, a colunista e seus leitores.

Muita gente acha a coluna com teor feminista, mas eu acho que vai muito além disso. Ela sabe comentar as realidades das relações humanas de maneira tão tragicômica, que qualquer pessoa pode se identificar. O personagem camixa-xadrez, espetava de forma bem-humorada o macho previsível, de comportamento machista padronizado.

Inteligência também se caracteriza por visão realista, sensibilidade e bom humor. Essas qualidades de Flávia de Gusmão transparecem num texto sério, verdadeiro, bem-humorado e até tocante, nos provocando reflexões sobre a frondosa árvore da solidão humana.

O maior mistério é a escolha do número cabalístico 101, quando ela deve ter escrito mais quinhentas crônicas. Esse é aquele tipo de livro para a coleção “Para gostar de ler”. Recomendo com entusiasmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário