sábado, 1 de março de 2014

Chutometria Oscar 2014

As cobiçadas estatuetas douradas!
Depois de tomar banho de manjericão e fazer a meditação da lua nova, fiquei pronto para receber as vibrações que irão revelar quais devem ser os ganhadores do Oscar, na festa de amanhã. Mas não me condenem se eu não acertar, pois nem macumbeira das boas consegue prever as indicações e resultados da premiação de cinema mais concorrida e subjetiva da História. Não conte muito com a lógica aqui.

Filme obrigatório!
Este ano não participei de nenhum bolão de apostas, e nem me dediquei a ler algo a respeito, mas pelo menos consegui ver com antecedência todos os filmes que concorrem às categorias principais: Filme, direção, atores e atrizes principais e coadjuvantes, e roteiro. Não vi todos os de animação porque moro no fim do mundo, e nem tudo chega por aqui. Gosto de ver os de língua não-inglesa, mas é dificílimo ver todos antes do dia da festa de premiação.

É curioso como 2013 parece que foi o ano dos filmes biográficos, tá cheio de dramas reais.

Ano passado expliquei aqui algumas coisas sobre essa premiação. Vamos à chutometria 2014:

1. Melhor Filme: 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave), por ser o filme mais brutal do ano. A beleza do filme está em escancarar toda a feiura e estupidez que foi a época da escravidão. Melhor ainda, baseado num livro que contou a história real de Solomon Northup, um negro alforriado que foi sequestrado e vendido como escravo. É de revirar o estômago de tanto ódio com as atuações de Michael Fassbender e Sarah Paulson como o casal Epps, e a tristeza insuportável transmitida por Lupita Nyong'o como a escrava Patsey que, de tão subjugada, não conseguia nem se matar. O filme arrebatou centenas de prêmios por aí. Filme obrigatório! 
Jared Leto e Matthew McConaughey estão excelentes em Clube de Compras Dallas
2. Melhor Ator Principal: Todos os atores indicados são um show (mas eu trocaria Chiwetel Ejiofor por Joaquin Phoenix), mas acho que o prêmio vai mesmo para Matthew McConaughey (pesquise na net como pronunciar o nome dele). O cara ficou magérrimo e muito mais feio para ficar parecido com o cara da história real, Ron Woodroof, um homem que para lutar contra a AIDS traficava medicamentos, no final dos anos 1980. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) é aquele tipo de filme que fica na memória por seu realismo e questionamentos.

Cate Blanchett exibindo elegância numa personalidade troncha
3. Melhor Atriz Principal: Tirando a esquisita indicação de Sandra Bullock, todas as outras quatro atrizes são fuderosas. Esse prêmio para atores que têm vagina (quero ver como vai ser quando aparecer uma atriz transexual ou travesti) costuma ser entregue às loiras mais sexies, mas acho que os decotes generosos de Amy Adams não serão suficientes para retirar o prêmio das mãos de Cate Blanchett, por sua bela, elegante, educada, inteligente e desequilibrada personagem de Blue Jasmine.

4. Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto parte o coração como a travesti soropositiva e viciada em Clube de Compras Dallas. Curiosamente, o personagem não existiu na vida real, fiquei sabendo desse babado aqui, onde lemos um texto bem interessante sobre o filme. Bradley Cooper só tá na lista porque é bonito. O destaque dele vem da atuação do excelente elenco de Trapaça (American Hustle), mas ele sozinho não é grande coisa não.

Cena cruel do sofrimento dos escravos, em soberba interpretação de Lupita Nyong'o
Alfonso Cuarón
5. Melhor Atriz Coadjuvante: Apesar das belezas estonteantes de Julia Roberts (Álbum de Família) e Jennifer Lawrence (Trapaça), e da doçura de June Squibb (Nebraska), parece que o prêmio deve ir para a beleza negra de Lupita Nyong'o por sua interpretação visceral de sua personagem humilhada. No lugar de Sally Hawkins (Blue Jasmine) eu colocaria Scarlett Johansson (a voz de Samantha, no filme Ela).

6. Melhor Direção: Alfonso Cuarón deve levar a estatueta pelo seu caro e aclamado pelo público Gravidade (Gravity). Não dá pra negar que é um filme diferente e bem interessante. Os outros indicados, apesar de excelentes, são filmes de formato mais comum.

7. Melhor Roteiro Original: Vale a pena assistir a todos os indicados desta categoria. São todos filmes com estórias bem interessantes, diferentes e tocantes. Provavelmente, Spike Jonze vai levar a estatueta pelo excelente roteiro do filme Ela (Her). Pois Ela já vem ganhando este prêmio nesta categoria em outros festivais de cinema.


Bom, como não vi todos os desenhos animados indicados e nem todos os de língua estrangeira, vou chutar Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) e o italiano A Grande Beleza (La Grande Bellezza), respectivamente.
Antes de ver a foto dele eu jurava que Spike Jonze era negro... mas não me pergunte o porquê!