terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 → Perspectiva 2014

Resolvi fazer um balanço anual da minha vidinha mais ou menos. Sigo o clima do calendário civil gregoriano, embora ache muito mais lógico fazer este tipo de reflexão no período do nosso aniversário, por ser esta a coincidência biológica, a vida de fato. Por outro lado, fazer balanço de vida no dia do nascimento parece coisa de gente chata que não gosta de festejar.

Transei menos e amei menos ainda, pelo menos no sentido de eros. Deve ser coisa da idade. Mas acho que amei mais no sentido de ágape. Aprofundei amizades e fiz novos amigos. E reconheço que é preciso maturidade para ter tolerância e amar o diferente e, mais ainda, quando se trata de amar gente mesquinha. Isso mesmo, porque amar o mau não significa amar o mal. Mas ainda estou longe daquele nível espiritual que não se incomoda com a pequenez alheia. Incomoda-me a ponto de me fazer adoecer...

Literariamente, 2013 foi de uma pobreza monumental. Só concluí a leitura de três livros! =/ Entretanto,
nas últimas semanas me dei conta de que o meu prazer pela leitura diminuiu com a visão, que começou a falhar. Por outro lado, ganhei uma obra 3 em 1 de Bukowski no natal deste ano!!! =) Felicíssimo com o presente de minha irmã mais nova.

Cinema foi bem rico, vi 139 filmes, sendo 30 nacionais! =) Filmes que me arrependi de não ter visto foi Flores Raras (nacional) e Azul é a Cor Mais Quente, filme francês que ganhou a Palma de Ouro 2013 (Este festival gosta de premiar filme uó, mas eu tenho que ver para poder falar mal depois! #vício). Difícil mesmo é classificar o melhor filme. Destacaria 3 brasileiros: O som ao redor, de Kléber Mendonça Filho, como melhor alternativa (acabei de criar esta categoria, já posso montar um festival! =D), Minha mãe é uma peça, de André Pellenz, como melhor comédia, O tempo e o vento, de Jayme Monjardim, como melhor drama, o melhor ator foi Irandhir Santos pelo personagem Clécio, em Tatuagem, de Hilton Lacerda (curiosamente um excelente roteirista e um péssimo diretor, #Freudexplica). E a melhor atriz foi Sophie Charlotte pela personagem Tereza, em Serra Pelada, de Heitor Dhalia. Aí você chega e joga na minha cara que Glória Pires é tudo o que há de bom na dramaturgia, que ela foi o máximo em "Flores Raras"... aí eu abro os braços, com lágrimas nos olhos, e grito: Fuzilem-me! Eu não vi esse filme! :'(

Irandhir Santos, em Tatuagem.
Só fui ao teatro uma vez, precisamente há 10 dias, pra ver a estreia de um amigo meu nos palcos. Achei a peça tão interessante que até escrevi sobre ele aqui.

Profissionalmente foi um ano de mudanças. Trabalhava na Secretaria de Finanças como gerente de planejamento (embora planejasse nada, daí a estranheza desse título de nobreza! rs), a gerência foi extinta, fui para a RECIPREV como presidente de comissão de licitação (#medo!) e 7 meses depois fui para a Fundação de Cultura da Cidade do Recife como gerente de licitações e contratos. Confesso que fiquei bem estressado no início, e hoje ainda me sinto inseguro quanto a se serei capaz de cumprir um bom papel na FCCR, mas tenho que ser como aquele povo hebreu que precisou enfrentar as dificuldades para chegar na terra da promessa: através da fé em algo melhor, abrir o mar das incertezas e seguir em frente!
O som ao redor, de Kléber Mendonça Filho

Sinto-me espiritualmente melhor também, sou mais amigo dos anjos e fiz outros anjos amigos!

Para 2014 eu farei o seguinte:

Vou no oftalmologista (a visão cansada está atrapalhando minha vida) e no urologista (tô com uma irritação uretral leve e insistente que dura meses! Será clamídia? Será um câncer? Gosto de pensar no pior, porque se não for o pior fico feliz... rs)

Vou cumprir a meta de ler pelo menos 12 obras ao ano... é pouco para padrões suecos, mas tô no Brasil! =)

Vou ver se consigo ver pelo menos 250 filmes! =)
Sophie Charlotte, em Serra Pelada.


Ser mais íntimo de Deus!

E quanto à vida afetiva-sexual? Este é um ponto sensível na vida de qualquer pessoa, mas não gosto de criar expectativas, nem fazer planejamento estratégico ou apelar pra Santo Antônio... melhor destruir as barreiras mentais e deixar a vida fluir e me levar a experiências que vão me amadurecer ainda mais como pessoa. O difícil é constatar que barreiras invisíveis, quais gaiolas mentais devem ser abertas, para não cair na cilada comum da autossabotagem!

Acho que lá pelo final de 2014 devo estar comprando minha casa! =)

E pra finalizar, desejo ganhar sozinho a mega sena da virada! B-) #Egoísmo

Não parem de me fuzilar até eu ver este filme! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário